A União Europeia (UE) está se preparando para impor tarifas de 30% sobre cerca de 100 bilhões de euros em produtos norte-americanos, caso não seja alcançado um acordo com os Estados Unidos. A medida, anunciada pela Comissão Europeia nesta quarta-feira (23), poderá ser implementada a partir de 1º de agosto, data em que o presidente Donald Trump pretende aplicar tarifas sobre as exportações do bloco europeu.
A proposta da UE combina uma lista já aprovada de tarifas sobre 21 bilhões de euros em produtos dos EUA com uma nova lista que abrange mais 72 bilhões de euros. Entre os produtos afetados estão bens industriais, como aviões da Boeing, automóveis fabricados nos EUA e uísque bourbon, todos sujeitos à mesma taxa de 30% que Trump ameaçou aplicar.
As tarifas da UE estão programadas para entrar em vigor no próximo mês, mas a sua implementação dependerá da continuidade das taxas americanas após o prazo estipulado. A situação reflete um aumento nas tensões comerciais entre os dois blocos, que buscam resolver suas diferenças antes que as tarifas se tornem uma realidade.