As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) encerram-se nesta quarta-feira, 30 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND. A prorrogação do prazo foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira, 25 de julho. A prova, que ocorrerá no dia 26 de outubro, visa melhorar a qualidade da formação docente e facilitar o ingresso de profissionais no magistério público.
Podem se inscrever os estudantes que se formam em cursos de Licenciatura em 2025 e que estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esses alunos têm direito à isenção da taxa de inscrição de R$ 85, que deve ser paga até a próxima sexta-feira, 1º de agosto, por aqueles que não são isentos ou tiveram o pedido de isenção negado. A taxa pode ser quitada em agências bancárias, casas lotéricas ou aplicativos de bancos.
A PND, que não é um concurso público, pode ser utilizada por estados e municípios como parte do processo seletivo para professores. A iniciativa, parte do programa Mais Professores para o Brasil, já conta com a pré-adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. O exame abrange 17 áreas de conhecimento e busca incentivar a formação de docentes qualificados para o ensino público no país.