A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou nesta quinta-feira (17) que irá financiar o transporte de parentes das vítimas internadas após um grave acidente na BR-153, que resultou na morte de cinco pessoas. O incidente ocorreu na manhã de quarta-feira (16), quando um comboio da universidade, que se dirigia ao 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) em Goiânia, foi atingido por uma carreta em Porangatu, Goiás. Ao menos 70 pessoas ficaram feridas, sendo que as vítimas foram encaminhadas para hospitais em Goiás e Tocantins.
O reitor da UFPA, Gilmar Pereira, informou que a Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) custeará o traslado dos familiares do Pará até Goiás, permitindo que acompanhem a recuperação dos alunos internados. Das dez pessoas hospitalizadas, seis já foram liberadas, enquanto três permanecem em estado grave.
Entre as vítimas fatais estão três estudantes da UFPA: Leandro Souza Dias, Ana Letícia Araújo Cordeiro e Welfesom Campos Alves, além do motorista do micro-ônibus, Ademilson Militão de Oliveira, e do caminhoneiro Keyne Laurentino de Oliveira. A universidade decretou luto de três dias e está priorizando o atendimento às famílias das vítimas. A suspeita inicial é que a carreta invadiu a contramão, colidindo frontalmente com o ônibus que transportava os alunos, e a perícia está em andamento para confirmar as circunstâncias do acidente.