A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu, nesta terça-feira (22), a autorização oficial para a criação do curso de Medicina em seu campus de São Mateus, localizado no Norte do estado. A portaria foi assinada no Palácio do Planalto, em Brasília, e marca um avanço significativo na educação superior da região.
As aulas estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2026, com a oferta de 60 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Enquanto um novo prédio para o curso não é construído, as atividades acadêmicas ocorrerão em espaços já existentes no campus da Ufes.
O investimento total para a implementação do curso é estimado em cerca de R$ 30 milhões, que serão destinados a obras, laboratórios, contratação de professores e aquisição de equipamentos. Este será o primeiro curso público de Medicina no interior do Espírito Santo, beneficiando não apenas estudantes do estado, mas também candidatos de regiões vizinhas, como o sul da Bahia e o leste de Minas Gerais.
A criação do curso, discutida por mais de uma década, foi retomada em 2023, após o fim da moratória que impedia a abertura de novos cursos de Medicina no país. A iniciativa também visa fortalecer a rede pública de saúde local, proporcionando estágios e atividades práticas nos serviços municipais de saúde de São Mateus.