O comissário de Comércio da União Europeia, Maros Sefcovic, declarou nesta segunda-feira (14) que o bloco ainda acredita na possibilidade de um entendimento com os Estados Unidos em relação às tarifas comerciais. Durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas, Sefcovic enfatizou que, caso as negociações não avancem, medidas de retaliação poderão ser consideradas. "Queremos negociar tarifas com os EUA primeiro, mas tudo está sobre a mesa, inclusive retaliação", afirmou.
Sefcovic também destacou que os ministros de Economia da UE estão preparados para adotar ações de reequilíbrio se as conversas falharem. Apesar da tensão, ele reiterou a importância do diálogo, afirmando que "é preciso duas mãos para bater palmas", sugerindo que a disposição para negociar deve ser mútua.
O comissário mencionou que todos os principais parceiros comerciais dos EUA receberam notificações sobre as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, mas acredita que ainda há espaço para negociação. Sefcovic confirmou que se reunirá com autoridades americanas, incluindo o secretário do Comércio, Howard Lutnick, para discutir o andamento das conversas.
Além de manter o diálogo com Washington, a UE está intensificando esforços para diversificar seus mercados. Sefcovic revelou que o bloco está em negociações avançadas com a Índia, com a expectativa de concluir as discussões até o final do ano, e considerou as conversas com a Arábia Saudita como positivas.