O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que seu governo propôs uma reunião com a Rússia para a próxima semana, marcando a primeira tentativa de diálogo direto em mais de um mês. A proposta foi feita por Rustem Umerov, recém-nomeado secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, durante o pronunciamento diário de Zelensky neste sábado (19).
Zelensky enfatizou a necessidade de acelerar as dinâmicas das negociações, afirmando que "tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo" e que a Rússia deve assumir a responsabilidade por suas decisões. O presidente também destacou que Umerov, que anteriormente atuou como ministro da Defesa, foi fundamental nas negociações de junho, que resultaram em uma significativa troca de prisioneiros.
Além disso, Zelensky manifestou interesse na implementação de acordos de defesa com os Estados Unidos, solicitando agilidade na entrega de novos armamentos e na exportação de drones. O líder ucraniano reiterou seu convite para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que a Ucrânia está disposta a dialogar para resolver o conflito.