Neste sábado (5), forças especiais da Ucrânia realizaram um ataque ao campo de aviação militar russo de Borisoglebsk, localizado na região de Voronezh. Segundo comunicado das Forças Armadas ucranianas, o ataque atingiu um depósito de bombas planadoras e uma aeronave de treinamento, com indícios de que outras aeronaves também possam ter sido danificadas. O campo abriga modelos de aviões de combate como Su-34, Su-35S e Su-30SM.
O ataque ucraniano ocorre em meio a uma intensificação dos bombardeios russos sobre a capital ucraniana. O governo da Ucrânia informou que, nas horas anteriores, forças russas lançaram 539 ataques com drones e 11 bombardeios com mísseis contra Kiev. Esses ataques resultaram em 23 feridos e causaram danos a diversos prédios na cidade.
Durante a madrugada, os moradores de Kiev enfrentaram uma série de sirenes de ataque aéreo, acompanhadas por explosões e o som de drones kamikazes. A situação gerou pânico e deixou a cidade envolta em densa fumaça após um míssil atingir a região, conforme relatado por testemunhas e imagens divulgadas por agências de notícias.