A Uber anunciou nesta quinta-feira (17) a aquisição de ações da fabricante de carros elétricos Lucid Motors, totalizando cerca de 300 milhões de dólares (R$ 1,67 bilhão). O investimento visa a criação de uma frota de robotáxis, um passo significativo na expansão de sua operação de veículos autônomos. A empresa se compromete a comprar pelo menos 20 mil unidades do modelo SUV Lucid Gravity nos próximos seis anos, a partir do início da produção em 2026.
O mercado de táxis autônomos tem atraído a atenção de diversos investidores, incluindo a Waymo, subsidiária do Google, que já opera serviços semelhantes em algumas cidades dos Estados Unidos. A Tesla também lançou recentemente seu serviço de táxis autônomos em Austin, Texas, embora em uma escala reduzida. A parceria da Uber com a Waymo já resulta em serviços de veículos sem motorista em Atlanta e Austin.
O anúncio do investimento fez as ações da Lucid Motors dispararem quase 30% em Wall Street. Além da compra de ações, a Uber também investirá na startup Nuro, que colabora no desenvolvimento dos veículos autônomos. Os protótipos dos robotáxis estão sendo testados em um circuito fechado em Las Vegas, com planos de lançamento em uma grande cidade americana até o final de 2024.