O projeto do Túnel Santos-Guarujá obteve seu primeiro parecer técnico favorável ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Com essa aprovação, o projeto segue para deliberação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), dando um passo importante para a sua execução.
O leilão para a concessão da obra, que estava agendado para o dia 1º de agosto, foi adiado para 5 de setembro. A mudança de data foi justificada pela necessidade de permitir uma maior maturação das propostas das empresas interessadas em participar do certame.
Integrado ao Novo PAC, o túnel representa a maior obra do programa federal, com investimentos previstos de R$ 6,8 bilhões, um aumento de aproximadamente R$ 800 milhões em relação à versão anterior do edital, publicada em junho de 2025. Até o momento, duas empresas confirmaram interesse na disputa: a construtora brasileira Marquise Infraestrutura, em consórcio com a italiana WeBuild, e a multinacional China Communications Construction Company (CCCC).
A concessão terá duração de 30 anos e incluirá a construção, operação e manutenção do túnel. Atualmente, mais de 21 mil veículos, além de ciclistas e pedestres, utilizam balsas e catraias para cruzar as margens, e a nova estrutura promete reduzir significativamente o tempo de travessia, melhorando o fluxo logístico do Porto de Santos.