Um tubarão da rara espécie Boca Grande (Megachasma pelagios) foi encontrado morto no dia 5 de julho em Sergipe e será exposto no Projeto Tamar, em Aracaju. A informação foi confirmada por Fábio Lira, biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do projeto. O animal, um macho adulto com 4,7 metros de comprimento, foi encaminhado para análise por especialistas das universidades federais de Sergipe e Alagoas após ser recolhido.
O tubarão permanece em conservação e será exibido ao público assim que uma estrutura adequada estiver disponível. Segundo Lira, a ocorrência desse tipo de tubarão é extremamente rara, com apenas quatro registros de encalhes no Brasil, sendo este o segundo no Nordeste, após um encontrado no Piauí. No total, foram documentados 274 tubarões da espécie em todo o mundo.
A causa da morte do tubarão ainda não foi identificada, pois o animal não apresentava ferimentos visíveis. Exames estão sendo realizados para ajudar a esclarecer as circunstâncias do falecimento e contribuir para a elaboração do laudo final.