O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que há 50% de chance de um acordo comercial com a União Europeia (UE) ser fechado antes da implementação de novas tarifas, programadas para 1º de agosto. A declaração foi feita a jornalistas antes de sua viagem de golfe à Escócia. As informações são da Bloomberg.
A Casa Branca alertou a UE no início de julho que, sem um acordo até a data limite, os EUA aplicarão uma tarifa geral de 30% sobre a maioria dos produtos europeus. As negociações entre representantes dos dois lados continuam em Washington D.C., com o objetivo de evitar as sobretaxas.
Trump já impôs tarifas de 25% sobre automóveis e autopeças, além de 50% sobre aço, alumínio e cobre. Os negociadores europeus, por sua vez, propõem uma alíquota de 15% sobre a maioria das exportações, incluindo veículos, e buscam isenções para setores específicos, como aviação e medicamentos. Enquanto Trump expressa um otimismo cauteloso, diplomatas europeus demonstram maior confiança em um desfecho positivo das negociações.