O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou neste sábado (5) a tragédia causada pelas enchentes no Texas, que resultaram em pelo menos 51 mortes e dezenas de desaparecidos. Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump descreveu a situação como uma "terrível tragédia" e expressou suas condolências às famílias afetadas, afirmando que ele e a primeira-dama, Melania Trump, estão "rezando" por elas.
Trump destacou a atuação dos socorristas, que estão em campo realizando operações de resgate. "Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor. Deus abençoe as famílias e Deus abençoe o Texas", escreveu o presidente. Ele também informou que o governo federal está colaborando com as autoridades estaduais e locais para fornecer apoio às vítimas da catástrofe.
As enchentes foram provocadas por fortes chuvas que elevaram rapidamente o nível do Rio Guadalupe a partir de sexta-feira (4). As águas inundaram acampamentos, trailers e comunidades nas proximidades. As equipes de resgate continuam as buscas, com foco especial em cerca de 20 meninas desaparecidas que estavam participando de um acampamento cristão na região, que recebe aproximadamente 750 crianças por temporada. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, também foi mencionada por Trump, que afirmou que ela estará na área em breve para auxiliar nas operações.