O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 27, que a União Europeia (UE) deve abrir seu mercado para as exportações americanas como condição para um possível acordo sobre a tarifa de 30% que será aplicada às exportações do bloco europeu. As novas taxas entrarão em vigor na próxima sexta-feira, 1º de novembro.
Durante uma reunião na Escócia com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump destacou a necessidade de um consenso, enquanto von der Leyen indicou que há '50% de chance' de um acordo. Ela também reconheceu que a UE apresenta um superávit comercial, o que pode complicar as negociações.
Trump sugeriu que os produtos farmacêuticos sejam tratados separadamente, o que representa um desafio para a Europa, que esperava limitar a tarifa sobre medicamentos, sua principal exportação para os Estados Unidos. 'Os produtos farmacêuticos são muito especiais', afirmou o presidente americano.
Além disso, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, chegou à Escócia no sábado, 26, para participar das negociações. Em entrevista ao 'Fox News Sunday', ele reiterou a necessidade de a UE abrir seus mercados para as exportações americanas, a fim de reduzir a ameaça da tarifa de 30%.