O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou sua pressão sobre o Federal Reserve (Fed) para que reduza as taxas de juros, em uma publicação feita na plataforma Truth Social nesta quinta-feira, 17. Trump, sem citar diretamente o presidente do Fed, Jerome Powell, utilizou um apelido pejorativo para se referir a ele e afirmou: 'Atrasado Demais: grandes números acabaram de sair. REDUZA A TAXA!!!'.
As declarações de Trump ocorrem em um momento em que o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou dados sobre pedidos de auxílio-desemprego, enquanto o Departamento do Comércio apresentou informações sobre as vendas no varejo do mês anterior. Esses números são cruciais para a análise da saúde econômica do país e influenciam as decisões do Fed em relação à política monetária.
A reação do mercado financeiro foi negativa, com os índices de Wall Street apresentando quedas após as declarações de Trump e a incerteza sobre a liderança do Fed. A pressão do ex-presidente reflete um descontentamento contínuo com a abordagem do banco central em relação às taxas de juros, especialmente em um contexto de volatilidade econômica.