O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou, na quinta-feira (17), sua insatisfação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo que a administração brasileira "mude de rumo" e cesse os ataques ao seu antecessor, Jair Bolsonaro. Em uma carta publicada em sua plataforma Truth Social, Trump expressou solidariedade a Bolsonaro, que enfrenta acusações relacionadas a tentativas de golpe. "Este julgamento deve terminar imediatamente!", afirmou Trump, referindo-se ao tratamento que Bolsonaro estaria recebendo por parte do sistema judicial brasileiro.
Trump, que tem 79 anos, também criticou a política do governo Lula, mencionando sua desaprovação em relação a ataques a opositores políticos e à censura. "Espero sinceramente que o governo brasileiro mude de rumo, pare de atacar seus oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura", disse ele. O ex-presidente americano expressou preocupação com a liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, sob a atual administração.
Além disso, Trump elogiou Bolsonaro, descrevendo-o como um "líder muito respeitado e forte que serviu bem ao seu país". Apesar de suas declarações, pesquisas recentes indicam que Lula lidera as intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2026, segundo dados do Centro Quaest. Trump afirmou que continuará monitorando a situação do ex-presidente brasileiro de perto.