O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (17) que ordenou ao Departamento de Justiça a divulgação pública de "todos os depoimentos pertinentes" relacionados ao caso do agressor sexual Jeffrey Epstein. A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social, em meio a crescente pressão de seus apoiadores por mais informações sobre o caso.
Trump solicitou à Procuradora-Geral Pam Bondi que produza os depoimentos, ressaltando que a divulgação está sujeita à aprovação do tribunal. Em resposta, Bondi afirmou que o departamento está preparado para revelar as transcrições do grande júri já na sexta-feira (18).
A ordem de Trump surge após sua promessa durante a campanha eleitoral do ano passado de tornar públicos arquivos relacionados a Epstein, que foi condenado por tráfico sexual e encontrado morto na prisão em 2019. Embora a procuradora tenha declarado que não há evidências de uma "lista de clientes" de alto escalão, teorias da conspiração sobre a morte de Epstein continuam a circular, alimentando a demanda por transparência sobre o caso.