O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta terça-feira, 29, ter discutido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o reconhecimento da Palestina. Durante uma coletiva a bordo do Air Force One, Trump afirmou que "nunca discutimos a decisão do Reino Unido de reconhecer o Estado palestino, a menos que Israel atue em Gaza".
Trump também abordou a situação humanitária na Faixa de Gaza, destacando os esforços internacionais para enviar ajuda à região. "Muito dinheiro está sendo enviado à Gaza para comida por vários países, como os EUA", disse. Ele enfatizou que Israel deseja garantir que a distribuição de alimentos em Gaza ocorra de forma adequada.
Além disso, o presidente revelou que conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, há dois dias, e que os Estados Unidos estão enviando recursos financeiros a Israel para facilitar a entrega de alimentos em Gaza. Ao ser questionado sobre a confiança na capacidade de Israel de cumprir essa missão, Trump respondeu afirmativamente, afirmando que "Israel não quer que o Hamas roube comida".