O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou ter contribuído com um desenho para um álbum de aniversário de Jeffrey Epstein, publicado em 2003, conforme reportagem do Wall Street Journal. A informação, divulgada em 17 de julho, indicava que o material incluía uma mensagem de aniversário e um desenho de uma mulher nua. Trump classificou a história como falsa, afirmando: "Eu nunca fiz um desenho na minha vida. Eu não faço desenhos de mulheres".
Apesar da negação, registros indicam que Trump doou desenhos para instituições de caridade em Nova York no início dos anos 2000. De acordo com o New York Times, ao menos quatro de suas obras foram leiloadas durante seu primeiro mandato em 2016, com um deles retratando o projeto Riverside South, em Manhattan, doado em 2003.
A controvérsia surge em meio a uma crescente pressão política por maior transparência nas investigações relacionadas a Epstein, que morreu em 2019 enquanto aguardava julgamento por tráfico sexual infantil. O presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, declarou que busca justiça para todos os envolvidos no caso, afirmando que o assunto "não é uma farsa". Johnson antecipou o recesso de verão para evitar a votação sobre a liberação de documentos do caso, encerrando as atividades na quarta-feira (24).