O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em uma série de postagens na plataforma Truth Social, nesta quarta-feira, 23. Trump, que se referiu a Powell como "Atrasado Demais", argumentou que a atual taxa de juros prejudica as famílias americanas e que deveria ser reduzida em três pontos percentuais, o que, segundo ele, economizaria US$ 1 trilhão por ano.
As críticas de Trump ao Fed não são novas e remontam ao seu primeiro mandato, quando indicou Powell para a presidência da instituição em 2017. Desde então, o ex-presidente tem se manifestado contra as decisões de política monetária do banco central, especialmente após aumentos nas taxas de juros em 2018, quando afirmou que o Fed representava um "problema muito maior que a China".
Recentemente, Trump também indicou que poderia considerar a substituição de Powell, embora tenha afirmado que não pretende demiti-lo. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que o processo para escolher um possível substituto está em andamento, mas enfatizou que não há pressa para tomar essa decisão. As críticas ao Fed também foram ecoadas por conselheiros econômicos da Casa Branca, que se juntaram a Trump em suas insatisfações com a atual gestão da política monetária.