O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil, a ser implementada a partir de 1º de agosto de 2025. A decisão foi comunicada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva por meio de uma carta publicada na rede social Truth Social. Trump justificou a medida alegando o tratamento que o governo brasileiro tem dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta processos judiciais no Brasil.
Na carta, Trump expressou sua insatisfação com o que considera uma 'caça às bruxas' contra Bolsonaro e criticou a recente atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, que teria emitido ordens de censura a plataformas de mídia social dos EUA. O presidente americano afirmou que a nova tarifa é uma resposta a práticas comerciais desleais e a um déficit comercial que considera insustentável.
Trump também mencionou que a tarifa de 50% é uma medida necessária para corrigir injustiças no comércio entre os dois países, e que não haverá tarifa se empresas brasileiras optarem por fabricar produtos nos Estados Unidos. Ele ainda anunciou a abertura de uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil, instruindo o Representante de Comércio dos EUA a tomar as devidas providências. A decisão pode impactar significativamente as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, dois dos maiores parceiros comerciais da América Latina.