O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto de 2025. A decisão foi comunicada em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e justificada por Trump com alegações de ataques do Brasil a eleições livres e violações da liberdade de expressão.
Na carta, Trump menciona o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como uma 'vergonha internacional'. O republicano afirma que a nova tarifa é uma resposta a ordens de censura emitidas pelo STF, que, segundo ele, ameaçam plataformas de mídia social dos EUA com multas e expulsões do mercado brasileiro.
Além das questões políticas, Trump critica a relação comercial entre os dois países, alegando que o Brasil impõe tarifas e barreiras injustas. Ele destaca que, apesar das alegações, o comércio entre Brasil e Estados Unidos tem sido historicamente favorável aos americanos, com um superávit de US$ 48,21 bilhões para os EUA desde 1997, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).