O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está no centro de uma crise política após criticar apoiadores que acreditam em teorias da conspiração relacionadas ao magnata Jeffrey Epstein. Epstein, que morreu em 2019 enquanto enfrentava acusações de tráfico sexual de menores, continua a ser uma figura polêmica, e novas pesquisas revelam que 69% dos americanos acreditam que o governo Trump está ocultando informações sobre clientes ligados a Epstein. A pesquisa, realizada pela Reuters em parceria com o Instituto Ysons, foi conduzida online entre terça e quarta-feira, com uma margem de erro de três pontos percentuais.
Além disso, apenas 17% dos entrevistados aprovam a maneira como Trump está lidando com o caso Epstein, o menor índice de aprovação do presidente em qualquer tema entre eleitores republicanos. A administração Trump recuou de uma promessa de liberar documentos que poderiam esclarecer as conexões de Epstein, frustrando expectativas geradas por declarações de autoridades. O bilionário Elon Musk também se manifestou, pressionando pela divulgação da lista de contatos de Epstein, o que aumentou a pressão sobre o presidente.
Musk, em uma rede social, afirmou que Trump estava na lista de amigos de Epstein e insinuou que o presidente teria tido contato com menores de idade em uma ilha, embora o post tenha sido posteriormente apagado. A administração Trump ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas há expectativa de que o presidente se manifeste em breve, dada a crescente controvérsia em torno do assunto.