O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (27) um novo acordo comercial com a União Europeia, que visa reduzir as tarifas sobre produtos europeus de 30% para 15%. O acordo, que inclui automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, mantém a sobretaxa de 50% sobre aço e alumínio. A declaração foi feita durante um evento na Escócia.
Além da redução tarifária, a União Europeia se comprometeu a investir US$ 600 bilhões na economia americana e a firmar acordos para a compra de energia e equipamentos militares dos EUA. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que o bloco europeu irá substituir as importações de gás e petróleo da Rússia por produtos energéticos dos Estados Unidos.
O acordo também estabelece tarifa zero para produtos considerados estratégicos, como aeronaves, peças, alguns produtos químicos e medicamentos genéricos, embora bebidas alcoólicas tenham ficado de fora dessa isenção. Os termos do acordo ainda precisam ser aprovados pelos 27 países membros da União Europeia, que se reunirão para discutir a questão ainda hoje.
Em 2024, o déficit comercial dos EUA em relação à União Europeia alcançou US$ 235 bilhões. A UE argumenta que o superávit americano em serviços pode ajudar a compensar esse desequilíbrio comercial.