O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que não está buscando uma cúpula com o presidente da China, Xi Jinping, embora tenha indicado que pode visitar o país a convite de Xi. Em uma publicação no Truth Social, Trump destacou que a visita só ocorreria se recebesse um convite formal, o qual já teria sido feito pelo líder chinês.
As declarações de Trump surgem em meio a discussões entre assessores dos dois presidentes sobre um possível encontro durante uma viagem do mandatário americano à Ásia no final deste ano. Este encontro seria o primeiro entre os líderes desde o início do segundo mandato de Trump, em um contexto de crescentes tensões comerciais e de segurança entre as duas potências.
Embora os planos para a reunião ainda não estejam concretizados, fontes indicam que as conversas incluem a possibilidade de Trump participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que ocorrerá na Coreia do Sul entre 30 de outubro e 1º de novembro. Analistas acreditam que as negociações comerciais em andamento em Estocolmo nesta semana podem influenciar a viabilidade de uma cúpula entre os líderes.
Entretanto, um novo aumento nas tarifas e controles de exportação pode complicar quaisquer planos de aproximação entre os Estados Unidos e a China, conforme as tensões entre os dois países continuam a se intensificar.