O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará decisões sobre acordos comerciais até esta sexta-feira, conforme informou o secretário de Comércio, Howard Lutnick, em entrevista à CNBC. As declarações foram feitas nesta terça-feira, em meio a negociações em andamento com a China e a União Europeia, que incluem discussões sobre tarifas de aço, alumínio e regulamentações de serviços digitais.
Lutnick destacou que as autoridades dos EUA e da UE ainda estão trabalhando para finalizar os detalhes do acordo, que foi anunciado no último domingo. Ele afirmou que as negociações com a China são tratadas separadamente, mas enfatizou que tudo estará pronto para o restante do mundo até o prazo estipulado por Trump, que é 1º de agosto.
Além disso, o secretário mencionou que a nova taxação sobre produtos farmacêuticos, que será apresentada por Trump nas próximas duas semanas, incluirá uma tarifa de 15% sobre medicamentos fabricados na Europa. Essa medida é parte de um esforço maior para fortalecer a política comercial dos EUA e garantir que as empresas que não possuem fábricas no país sejam afetadas pelas novas tarifas.