O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em uma publicação na rede social Truth Social, na terça-feira (8 de julho de 2025). Trump pediu que Bolsonaro, a quem chamou de "grande ex-presidente do Brasil", seja deixado em paz, reiterando sua visão sobre uma suposta "caça às bruxas" contra o político brasileiro.
Na mensagem, Trump descreveu o tratamento dado a Bolsonaro como "terrível" e afirmou estar acompanhando o caso de perto. Ele criticou a perseguição ao ex-presidente, alegando que ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo brasileiro.
A declaração de Trump ocorreu um dia após a primeira publicação em defesa de Bolsonaro, que gerou uma rápida reação do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou que o Brasil não aceitará "interferência ou tutela de quem quer que seja", destacando a soberania do país e a solidez de suas instituições.
Em nota oficial, Lula enfatizou que a defesa da democracia no Brasil é uma questão que deve ser tratada pelos próprios brasileiros, reafirmando que ninguém está acima da lei, especialmente aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.