O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma carta nesta quinta-feira (17) em apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, na qual critica o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A carta destaca a preocupação de Trump com o tratamento que Bolsonaro estaria recebendo por parte do sistema judicial brasileiro, que ele considera injusto.
Na mensagem, Trump expressa sua admiração por Bolsonaro, afirmando que não se surpreende com sua liderança nas pesquisas eleitorais, elogiando-o como um 'líder altamente respeitado'. O ex-presidente americano também manifesta sua preocupação com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e critica o atual governo brasileiro por suas ações contra opositores políticos.
Trump conclui a carta com um apelo para que o governo brasileiro mude sua postura, interrompendo o que ele classifica como um 'ridículo regime de censura'. A carta de Trump surge em um momento de tensões políticas no Brasil e reflete a continuidade do apoio do ex-presidente americano a Bolsonaro, mesmo após sua saída do cargo em janeiro de 2021.