A Casa Branca divulgou nesta sexta-feira, 18, uma nota na qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressa seu apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, afirmando que ele é alvo de um "ataque de um sistema judicial armado". A declaração foi feita em resposta às recentes medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente.
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, destacou que Trump considera a situação de Bolsonaro e seus apoiadores como uma "caça às bruxas" que não deveria ocorrer. As declarações surgem em um momento de crescente tensão política no Brasil, especialmente após a ação da Polícia Federal contra Bolsonaro.
Além disso, o governo Trump anunciou a revogação dos vistos de entrada nos Estados Unidos para oito ministros do STF, com exceção de Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux. A decisão também se estende a familiares do ministro Alexandre de Moraes e de outros aliados no STF, conforme informou o secretário de Estado, Marco Rubio. O STF, até o momento, não se pronunciou sobre a revogação dos vistos.