O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou sua insatisfação com os líderes da França, Reino Unido e Canadá em relação ao reconhecimento do Estado palestino. A declaração foi feita nesta quinta-feira (31) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Trump reafirmou sua posição contrária à iniciativa, que considera prejudicial à paz na região.
O líder republicano já havia criticado a decisão do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, de apoiar o reconhecimento, mas adotou um tom menos agressivo em relação ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Segundo Trump, a posição de Macron terá pouco impacto e não resultará em mudanças significativas na situação.
Em relação ao Reino Unido, que planeja reconhecer um Estado palestino em setembro, caso Israel não cumpra certos compromissos, Trump afirmou que seu governo não apoiará essa decisão. Karoline Leavitt destacou que Trump vê o reconhecimento como uma forma de recompensar o Hamas, que, segundo ele, é o principal obstáculo para um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza.