O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta terça-feira (22) o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, chamando-o de "idiota" por manter as taxas de juros elevadas. Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, ao lado do presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., Trump afirmou que Powell deixará o cargo em oito meses, embora o mandato do atual presidente do Fed se estenda até 15 de maio de 2024.
Trump tem se manifestado contra a política monetária de Powell, argumentando que a taxa de juros deveria ser três pontos percentuais mais baixa. Ele expressou preocupação com o impacto das altas taxas sobre a capacidade das pessoas de adquirirem imóveis, afirmando que "nossa economia está muito forte agora, superando tudo", mas que as altas taxas estão dificultando a compra de casas.
Além das críticas a Powell, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, também se dirigiu ao Fed, solicitando uma investigação sobre suas operações não monetárias e questionando os gastos em reformas de prédios em Washington. O Fed, por sua vez, defende que as reformas são necessárias para resolver problemas de segurança e eficiência nos edifícios. O Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central se reunirá na próxima semana, e a expectativa é que as taxas de juros permaneçam entre 4,25% e 4,50%.