O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual expressa sua indignação com o tratamento judicial dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump descreveu o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) como uma "vergonha internacional" e anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando que a situação do ex-presidente é uma "caça às bruxas" que deve ser encerrada imediatamente.
Bolsonaro, atualmente inelegível por oito anos, enfrenta uma ação penal no STF por sua suposta participação na tentativa de golpe de Estado em 2022. O processo, que envolve outros sete réus, está na fase final de alegações antes do julgamento, onde os acusados respondem por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e participação em organização criminosa armada.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia declarado Bolsonaro inelegível em duas ocasiões, com base em decisões que consideraram abuso de poder político durante sua campanha. A primeira condenação ocorreu em julho de 2023, relacionada a um encontro com embaixadores, e a segunda em outubro de 2023, por uso eleitoral das comemorações do 7 de Setembro. Ambas as condenações o mantêm fora das urnas até 2030.