O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 27, que não irá adiar o prazo para a imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados de seus parceiros comerciais, incluindo o Brasil. A declaração foi feita durante uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia. Trump afirmou que as chances de um acordo com a União Europeia são de 50% e expressou descontentamento com o andamento das negociações.
Trump também alertou que, caso não haja um entendimento com Bruxelas, todos os produtos da União Europeia poderão ser taxados em 30%. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, já havia confirmado que as tarifas entrarão em vigor no dia 1° de agosto, mas ressaltou que o presidente está aberto a negociações mesmo após essa data.
Desde o primeiro anúncio das tarifas em abril, apenas cinco países conseguiram firmar acordos comerciais com os Estados Unidos: Reino Unido, Vietnã, Indonésia, Filipinas e Japão. As tarifas acordadas com esses países superam a taxa de 10% aplicada pela administração Trump à maioria das nações, embora ainda estejam abaixo dos níveis que o presidente ameaçou implementar caso não houvesse acordos satisfatórios para Washington.