O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta terça-feira (8) que as tarifas mais altas sobre produtos de diversos países entrarão em vigor no dia 1º de agosto. A declaração foi feita um dia após o presidente sugerir a possibilidade de um adiamento. Em abril, Trump havia imposto uma tarifa geral de 10% sobre produtos de quase todos os seus parceiros comerciais, além de tarifas alfandegárias mais elevadas para alguns países, que foram inicialmente suspensas até 9 de julho.
Na segunda-feira, Trump havia prorrogado o prazo para a implementação das tarifas até 1º de agosto, mas nesta terça-feira foi claro ao afirmar que "não haverá nenhuma alteração" e que "nenhuma extensão será concedida". Em sua plataforma Truth Social, o presidente escreveu: "AS TARIFAS COMEÇARÃO A SER PAGAS A PARTIR DE 1º DE AGOSTO DE 2025".
Além disso, Trump começou a notificar seus parceiros comerciais, especialmente na Ásia, sobre a aplicação das sobretaxas, enviando cartas informativas. O presidente indicou que mais comunicações serão feitas nos próximos dias para garantir que todos os afetados estejam cientes das novas tarifas.