O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (26) que está em diálogo com os líderes de Camboja e Tailândia para buscar uma solução pacífica para o conflito na fronteira entre os dois países, que resultou na morte de pelo menos 33 pessoas. Durante sua visita à Escócia, Trump utilizou sua plataforma Truth Social para informar sobre suas conversas com o primeiro-ministro cambojano e o primeiro-ministro interino tailandês.
Trump destacou que ambos os países desejam um cessar-fogo imediato e a restauração da paz na região. "Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", afirmou o presidente, que também descreveu sua conversa com o líder tailandês como "muito boa".
Os confrontos, que começaram na quinta-feira, envolvem o uso de aviões de combate, tanques e tropas, e têm suas raízes em uma disputa territorial de longa data. Apesar dos apelos por um cessar-fogo, os combates continuam, levando o Conselho de Segurança da ONU a convocar uma reunião de emergência na sexta-feira para discutir a situação.