O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 13, que as negociações para um possível acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas estão em andamento e que novidades devem surgir na próxima semana. As declarações foram feitas durante um evento esportivo em que assistiu à final do Mundial de Clubes entre Chelsea e Paris Saint-Germain.
Trump, acompanhado por sua delegação, aproveitou a ocasião para se reunir com autoridades do Catar, que atua como intermediário nas discussões sobre o conflito em Gaza. O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, confirmou que se encontrará com altos funcionários do governo catariano para tratar do assunto.
Apesar do impasse nas negociações em Doha, Witkoff se mostrou otimista ao afirmar que está comprometido em avançar nas conversações. "Eu vou me encontrar com eles", disse o enviado, referindo-se aos encontros planejados com líderes do Catar. As expectativas em torno de um possível acordo de trégua permanecem elevadas, enquanto a situação no Oriente Médio continua a ser monitorada de perto pelas autoridades internacionais.