O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto na quinta-feira (24 de julho de 2025) que incentiva governos locais a realizarem a internação compulsória de pessoas em situação de rua. A medida visa direcionar recursos e subsídios para localidades que encaminharem indivíduos que causem desordem pública ou que apresentem doenças mentais graves e dependência química a centros de tratamento.
De acordo com a Casa Branca, o objetivo do decreto é aumentar a segurança pública nas cidades, combatendo o uso de drogas ilícitas e ocupações irregulares. O documento também autoriza o Departamento de Justiça a reverter precedentes judiciais que impeçam a internação de pessoas em situação de rua consideradas um risco para si mesmas e para os outros.
O decreto destaca que o número de pessoas vivendo nas ruas nos Estados Unidos atingiu um recorde de 274.224 em uma única noite no último ano da gestão anterior. A administração Trump argumenta que a maioria dessas pessoas enfrenta problemas de dependência química ou saúde mental, e que os investimentos anteriores em programas não abordaram as causas profundas da situação de rua, deixando a população vulnerável a ameaças à segurança pública.