O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 10, a imposição de uma alíquota tarifária de 35% sobre produtos canadenses, a ser aplicada a partir de 1º de agosto. A medida é parte de uma série de ações que Trump considera necessárias para corrigir o que ele classifica como relações comerciais "desiguais" entre os dois países.
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump justificou a nova tarifa como uma resposta à crise do fentanil, alegando que o Canadá não tem feito o suficiente para impedir a entrada de drogas nos EUA. Ele também mencionou que o país vizinho retaliou com tarifas próprias, em vez de colaborar para resolver a situação.
O presidente americano destacou que as tarifas poderão ser evitadas caso o Canadá ou suas empresas decidam construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos, prometendo um processo de aprovação rápido e eficiente para tais iniciativas. O Canadá se torna o 23º país a receber notificações sobre novas tarifas desde o início da semana, que também afetaram nações como Sri Lanka, Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia, Brunei e Brasil.