O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado, 12, a imposição de tarifas de 30% sobre as importações provenientes do México e da União Europeia, com início programado para 1º de agosto. A decisão foi comunicada em cartas enviadas às autoridades dos dois blocos, onde Trump destacou que as tarifas serão aplicadas separadamente de outras taxas setoriais existentes.
Em correspondência à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump criticou a relação comercial entre os EUA e a UE, afirmando que ela não é recíproca e resulta em um déficit para os Estados Unidos. O presidente norte-americano sugeriu que a imposição das tarifas poderia ser evitada caso a União Europeia ou suas empresas optassem por construir ou fabricar produtos em solo americano, prometendo acelerar as aprovações necessárias para tal.
Em relação ao México, Trump se dirigiu à presidente Claudia Sheinbaum, afirmando que o país ainda enfrenta desafios no combate aos cartéis de drogas. Ele condicionou a revisão das tarifas ao sucesso do México em interromper o fluxo de fentanil, afirmando que as tarifas poderiam ser ajustadas para cima ou para baixo, dependendo dos resultados das ações do governo mexicano.