O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) a imposição de uma tarifa de 30% sobre as importações provenientes do México e da União Europeia, com início programado para 1º de agosto. A decisão foi tomada após semanas de negociações infrutíferas com esses parceiros comerciais, que não resultaram em um acordo mais abrangente.
As novas tarifas foram comunicadas em cartas separadas publicadas na rede social Truth Social. Na mesma semana, Trump já havia revelado novas taxações para outros países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Canadá e Brasil, onde anunciou tarifas de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os EUA, também a partir de agosto.
A União Europeia, que esperava firmar um acordo comercial abrangente com os Estados Unidos, já se preparava para o anúncio das tarifas, diante da intensificação da ofensiva comercial de Trump. A Alemanha defende um acordo rápido para proteger sua indústria, enquanto a França alerta contra um acordo desigual imposto pelos EUA.
Desde seu retorno à Casa Branca, Trump tem implementado uma série de ordens tarifárias que geraram receitas significativas para o governo americano. De acordo com dados do Departamento do Tesouro, a arrecadação com tarifas alfandegárias já ultrapassou US$ 100 bilhões no atual ano fiscal, até junho.