O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (8) que os países do Brics enfrentarão uma tarifa de 10% em breve, durante uma reunião de gabinete. Trump destacou que o grupo foi criado com o intuito de desvalorizar o dólar americano e alertou que aqueles que se alinharem a essa aliança pagarão um preço. Ele enfatizou que a perda de valor do dólar seria comparável à derrota em uma guerra.
Além de comentar sobre as tarifas, Trump anunciou que enviará uma carta à União Europeia nos próximos dias, ressaltando que muitos acordos comerciais estão prestes a ser fechados. O presidente também mencionou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tem sido mais receptiva recentemente, embora tenha criticado o tratamento anterior dado aos EUA.
Trump revelou que pretende implementar tarifas sobre o cobre de 50% e que outras tarifas relacionadas a produtos farmacêuticos e tecnologia também estão sendo consideradas, com alíquotas que podem chegar a 200% no futuro. Ele afirmou que as cartas sobre tarifas que está enviando significam acordos fechados, mas demonstrou flexibilidade, afirmando que o processo de negociação pode levar tempo.