O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre o cobre importado, medida que deve entrar em vigor entre o final de julho e 1.º de agosto. A informação foi confirmada pelo secretário do Comércio, Howard Lutnick, em entrevista à CNBC. A nova taxa se alinha ao mesmo nível de taxação já aplicado às importações de aço e alumínio desde 4 de junho.
Lutnick explicou que a decisão foi baseada em um estudo detalhado das condições de mercado, com o objetivo de estimular a produção interna de cobre. A reação do mercado foi imediata, com os contratos futuros de cobre em Nova York registrando um aumento de mais de 13% após o anúncio, encerrando a sessão a US$ 5,6855 a libra-peso na Comex.
Além da incerteza gerada pela nova tarifa, dados do Banco Central do Chile indicaram que as receitas dos exportadores chilenos de cobre em junho atingiram o maior nível em três anos, o que pode impactar a oferta futura do metal. Apesar do aumento nos preços, a alta foi moderada em Londres, onde o cobre avançou menos de 1%.