O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (8) que países membros do Brics enfrentarão uma tarifa de 10% em breve. Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump afirmou que o bloco, que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã, está tentando minar a posição do dólar como moeda padrão global.
Trump declarou que, se os países do Brics desejam 'jogar esse jogo', os Estados Unidos também estão prontos para agir. Ele enfatizou que a perda do status do dólar como moeda dominante seria comparável a perder uma guerra, afirmando que os EUA não permitirão que isso aconteça. A declaração ocorre um dia após Trump ter ameaçado aplicar a mesma tarifa a qualquer nação que se alinhasse a políticas que ele considera 'antiamericanas' dentro do bloco.
Embora Trump tenha feito essa afirmação, autoridades do governo dos EUA esclareceram que não há um decreto formal em elaboração, e que as ações futuras dependerão das movimentações do Brics. A situação continua a ser monitorada, e mais informações devem surgir nos próximos dias.