O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14) que em breve divulgará novas tarifas, que classificou como "amigáveis", embora não tenha fornecido detalhes sobre o significado do termo. Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, Trump afirmou que os EUA estão abertos a negociações com outros países sobre tarifas comerciais.
Trump destacou a disposição da União Europeia (UE) para discutir um acordo comercial, enfatizando a importância de uma Europa forte para a economia global. Ele também revelou que, em junho, os Estados Unidos arrecadaram US$ 25 bilhões em tarifas, ressaltando o crescimento econômico do país, apesar de críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, a quem acusou de não ajudar a economia.
Em relação à Rússia, Trump evitou críticas diretas ao presidente Vladimir Putin, mas o descreveu como um "cara difícil". Ele mencionou que Putin já enganou vários líderes americanos, mas expressou otimismo sobre a possibilidade de um acordo futuro com Moscou, sem especificar um cronograma para isso.