O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu nesta quarta-feira (data) uma nova série de cartas informando sobre tarifas comerciais para sete países, incluindo Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas. As tarifas propostas variam de 20% a 30%, com o Sri Lanka sendo o último a receber a notificação nesta quarta-feira.
As tarifas de 30% foram sugeridas para Argélia, Iraque, Líbia e Sri Lanka, enquanto Brunei e Moldávia enfrentariam uma alíquota de 25%, e as Filipinas, de 20%. As novas taxas devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados consigam firmar um acordo comercial com os EUA.
Este anúncio ocorre apenas dois dias após Trump ter notificado 14 países, incluindo Japão e Coreia do Sul, sobre tarifas semelhantes. No total, 21 países já foram informados sobre as novas alíquotas, que variam entre 20% e 40%. As cartas, de duas páginas, destacam que os EUA podem considerar ajustes nas tarifas dependendo das relações comerciais com cada nação.
As tarifas propostas seguem uma tendência de aumento nas taxas comerciais iniciada por Trump em abril, que causou instabilidade nos mercados globais. Apesar de uma prorrogação anterior, Trump reafirmou que não haverá mais extensões e que as novas tarifas entrarão em vigor conforme programado.