O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na sexta-feira que iniciará conversas com a China na próxima segunda ou terça-feira sobre um possível acordo relacionado ao TikTok. Durante uma entrevista a repórteres a bordo do Air Force One, Trump afirmou que os EUA estão próximos de um entendimento sobre a venda do popular aplicativo de vídeos curtos, que pertence à empresa chinesa ByteDance.
No mês passado, Trump prorrogou até 17 de setembro o prazo para que a ByteDance se desfizesse dos ativos do TikTok nos Estados Unidos. As negociações anteriores para a criação de uma nova empresa TikTok, com sede nos EUA e controlada por investidores norte-americanos, foram suspensas após a China sinalizar que não aprovaria o acordo, especialmente após o anúncio de tarifas elevadas sobre produtos chineses.
Trump destacou a importância de um acordo, afirmando que ele seria benéfico tanto para os Estados Unidos quanto para a China. Ao ser questionado sobre sua confiança na disposição da China em chegar a um consenso, o presidente mencionou seu bom relacionamento com o presidente Xi Jinping, embora tenha admitido incertezas sobre a negociação.