O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (4 de julho de 2025) que assinou cartas destinadas a 12 países, informando sobre tarifas que pretende impor a produtos importados. Os documentos serão enviados na próxima segunda-feira (7 de julho), conforme declarado por Trump durante um voo a bordo do Air Force One. No entanto, ele não revelou quais países receberão as cartas.
Inicialmente, as cartas deveriam ter sido enviadas na sexta-feira, mas o envio foi adiado sem explicações. Vale ressaltar que a data coincide com o feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos. O prazo para que os países negociem um acordo que evite a imposição de tarifas adicionais se encerra na quarta-feira (9 de julho), com taxas que podem variar entre 10% e 70%.
Em uma entrevista à Fox News no final de junho, Trump afirmou que não pretende prorrogar o prazo de 9 de julho, apesar de ter a opção de fazê-lo. Desde abril, o presidente já havia imposto uma tarifa de 10% sobre produtos de diversos aliados comerciais, mas suspendeu tarifas adicionais para abrir espaço para negociações, que resultaram em acordos com o Reino Unido e o Vietnã.