O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (9) que deverá anunciar, entre hoje e amanhã, o envio de novas cartas a países, incluindo o Brasil, informando sobre o aumento de tarifas. A afirmação foi feita durante um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca, onde Trump destacou que "o Brasil não tem sido bom conosco".
Trump iniciou o processo de notificação nesta quarta-feira, enviando sua segunda leva de cartas a parceiros comerciais. As tarifas, que variam entre 25% e 40% dependendo do país, terão validade a partir de 1º de agosto. Até o momento, pelo menos sete países foram notificados, incluindo Argélia, Brunei e Filipinas.
Na segunda-feira, o presidente já havia enviado cartas a 14 nações, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que haveria "cartas adicionais nos próximos dias". Trump justificou o aumento das tarifas com base em "fatos muito, muito substanciais" e um "histórico anterior" em relação ao comércio com o Brasil.