Na noite de terça-feira, 21, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a conclusão de um acordo comercial com o Japão, através de uma publicação em sua rede social, Truth Social. O novo acordo reduz a alíquota tarifária sobre produtos japoneses de 25% para 15% e prevê um investimento de US$ 550 bilhões no mercado americano. Trump destacou que o acordo poderá gerar centenas de milhares de empregos e abrirá o Japão para a importação de produtos como carros, caminhões e arroz.
Além do Japão, Trump também revelou um acordo com a Indonésia, que eliminará 99% das barreiras tarifárias para produtos americanos. Em contrapartida, os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 19% sobre os produtos indonésios. O presidente afirmou que a Indonésia se tornará um mercado aberto para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas dos EUA, além de garantir contratos significativos para a compra de aeronaves Boeing e energia americana.
Os acordos incluem não apenas termos tarifários, mas também compromissos da Indonésia para reduzir barreiras regulatórias, aceitando certificações americanas e eliminando exigências locais. Além disso, estão previstos avanços em propriedade intelectual, regras para produtos remanufaturados e promessas nas áreas digital, ambiental e trabalhista, como a proibição da importação de bens produzidos com trabalho forçado.