O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (27) um acordo comercial com a União Europeia, que estabelece uma tarifa de 15% sobre as exportações do bloco europeu. O acordo inclui compromissos da UE para adquirir energia e equipamentos militares dos EUA, aumentando o apetite por risco nos mercados financeiros nesta segunda-feira (28). As atenções agora se voltam para as negociações em Estocolmo, onde se espera a extensão da trégua tarifária entre EUA e China por mais 90 dias.
Na quarta-feira (30), o Federal Reserve (Fed) e o Comitê de Política Monetária (Copom) devem anunciar suas decisões sobre as taxas de juros, com a expectativa de manutenção das taxas atuais. O mercado também aguarda dados de inflação e do mercado de trabalho nos EUA, além dos balanços de grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Apple. No Brasil, o Banco Central divulgará o Boletim Focus, que traz projeções econômicas, às 8h25.
No campo corporativo, a Telefônica Brasil (VIVT3) divulgará seus resultados do segundo trimestre após o fechamento do mercado, com projeções de crescimento de 10% no Ebitda, impulsionado por reajustes nos planos pós-pagos. Outras grandes empresas, como Vale e Bradesco, também apresentarão seus resultados ao longo da semana.
O presidente Lula participará de eventos importantes nesta segunda-feira, incluindo a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, e a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 167/2024, que institui o Programa Acredita Exportação. Enquanto isso, o governo Trump se prepara para uma nova declaração de emergência que justificaria uma tarifa de 50% contra o Brasil, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.