O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (22) um acordo comercial significativo com o Japão, que promete investimentos de cerca de US$ 550 bilhões (R$ 3 trilhões) nos EUA nos próximos anos. A declaração foi feita em suas redes sociais, onde Trump destacou que 90% dos lucros gerados pelo investimento permanecerão nos Estados Unidos, criando centenas de milhares de empregos.
As ações da Toyota dispararam mais de 14% na bolsa de Tóquio após o anúncio, refletindo a expectativa positiva do mercado. Os papéis da montadora também registraram alta nas bolsas de Londres e Nova York, com aumentos de 6% e 12%, respectivamente. No Brasil, as ações da Toyota são negociadas por meio de BDRs, sob o ticker TMCO34.
O acordo estabelece que o Japão pagará tarifas de 15% sobre produtos exportados para os EUA, enquanto os produtos americanos não serão taxados. Embora a postagem de Trump não tenha mencionado a redução das tarifas sobre automóveis japoneses, que atualmente enfrentam uma taxa de 25%, a emissora pública japonesa NHK informou que as tarifas sobre esses veículos também serão reduzidas para 15%.
O anúncio ocorreu após uma reunião entre Trump e o principal negociador tarifário do Japão, Ryosei Akazawa, na Casa Branca. Akazawa também se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, para discutir os termos do acordo.